Quais as Diferenças Entre as Doenças Diverticular e Diverticulite

Um divertículo colônico é geralmente uma projeção de mucosa em forma de bolsa através da parede do cólon.

A diverticulose é a presença de divertículos no cólon. Sabe-se que a dieta ocidental, pobre em fibras e rica em carboidratos refinados, é parcialmente responsável pela prevalência dessa doença.

A diverticulose colônica é uma doença bastante comum no Ocidente, cuja incidência aumenta gradualmente com a idade (em torno de 20% aos 40 anos e em torno de 60% aos 60 anos). Pode ser sintomática ou assintomática e, quando sintomática, é chamada de doença diverticular.

As principais manifestações da doença diverticular são: sangramento; diverticulite, que é a inflamação do divertículo; colite segmentar e doença diverticular sintomática não complicada.

A diverticulite aguda é a terceira principal causa de hospitalização por doença gastrointestinal nos Estados Unidos e a principal indicação de ressecção eletiva do cólon no país.
Um quadro típico é uma dor intensa no abdome inferior esquerdo, acompanhada de alterações no hemograma. O estudo mais importante para confirmar o diagnóstico é a tomografia computadorizada de abdome.

A maioria dos casos é leve e nesses casos o primeiro tratamento é a antibioticoterapia, algumas vezes o paciente pode precisar de internação, em outros casos o tratamento é ambulatorial.
Casos mais graves, no entanto, incluem pacientes que desenvolvem abscessos abdominais (coleções de pus) que requerem drenagem cirúrgica ou guiada por ultrassom, ou mesmo peritonite purulenta ou fecal (pus ou fezes espalhadas pela cavidade abdominal) que requerem tratamento cirúrgico urgente e frequente colostomia .

O acompanhamento ambulatorial é necessário após a melhora do quadro de diverticulite, pois mesmo com uma operação imediata simples e pouco exigente, há pacientes que desenvolvem complicações que requerem tratamento cirúrgico, como estreitamentos do intestino.

Quais-as-Diferencas-Entre-as-Doencas-Diverticular-e-Diverticulite1.jpg

É importante ressaltar que menos de 11% dos pacientes que desenvolvem diverticulite apresentam novos casos. Exames de acompanhamento de rotina, como tomografia computadorizada de acompanhamento ou colonoscopia, devem ser indicados e discutidos com seu médico, juntamente com o tratamento mais adequado e medidas preventivas.

O tratamento da diverticulite inclui o uso de antibióticos, que podem ser administrados em casa ou no hospital, injeções e, em alguns casos, cirurgia. No entanto, a maioria dos pacientes passa bem e volta à vida normal.

Um paciente preocupado com a saúde pode tomar medidas para ajudar a reduzir a chance de uma crise de diverticulite. Isso pode ser alcançado com uma dieta rica em fibras, reduzindo o consumo de carne vermelha para menos de 300 gramas por semana, exercícios regulares e lutas à obesidade.

Qualquer paciente com diagnóstico de doença diverticular no intestino deve ser acompanhado por coloproctologia, pois essas doenças podem ser confundidas com outras doenças intestinais, até mesmo o câncer.

Acesse nosso site clicando aqui. 

Nos avalie no google meu negócio! Sua opinião é muito importante pra nós!

Gostou do artigo? Então compartilhe:

Mercado Open

Agendar Consulta

Enviado com sucesso!